Seja bem vindo!

Olá, esse espaço foi criado para eu expressar e compartilhar meus sentimentos e experiências, então sinta-se à vontade para comentar, dar sua opinião...
Seja Bem vindo.

Quem sou eu

Minha foto
Sou alguem que Tem paixão pela vida, sou apaixonada por Deus, pelo meu esposo, por minha família, por meus amigos, meus alunos, essa paixão me leva a buscar um significado no meu existir. Porque acordo, porque durmo, porque trabalho, porque sou professora? Porque, porque, por que? Vou em busca dessas respostas, não sei o que vou encontrar, mas enquanto houver fôlego de vida, não quero apenas viver, quero viver com intensidade.

Eu escrevo porque...

"Scripta manent, verba volant" - "O escrito fica, as palavras voam"

domingo, 5 de dezembro de 2010

Clichês


Esses dias estava refletindo em algumas frases que passei a vida inteira ouvindo, frases que classifico como clichês. Eis algumas: “não era pra ser”, “se não aconteceu foi porque Deus não quis” “Se for para vocês ficarem juntos vocês ficarão”.

Não consigo aceitar que a vida seja assim, pois se já esta tudo traçado, qual a importância de eu correr atrás dos meus objetivos? Então eu não preciso mais me esforçar para ter uma ótima qualificação profissional, é só esperar que o emprego dos meus sonhos vai bater na minha porta? Não vou dizer que isso seria maravilhoso, pois embora a vida seja difícil, o gosto da conquista só é verdadeiro quando se luta, por isso prefiro levar algumas quedas, levantar com dignidade e se for preciso recomeçar.

Tenho a impressão de que esses clichês são aplicáveis àquelas pessoas acomodadas, que tem medo de encarar a vida, de fazer escolhas, lutar pelos objetivos. Pessoas que atribuem a Deus, ao cosmos, à natureza o que deixaram de fazer por covardia, por medo, medo de serem elas mesmas, medo de serem confrontadas com suas limitações, medo da vida.

A nossa vida é composta das nossas escolhas, logo as conseqüências serão resultados dessas escolhas, e quando as conseqüências são diferentes do que esperávamos é exatamente porque escolhemos errado.

Como diz Augusto Cury, “O destino não é inevitável, mas uma questão de escolha”.

Portanto, creio que somos construtores de nossa própria historia, e se ela não está sendo bem escrita, não é porque Deus não quis, porque não era pra ser, é porque estamos sendo covardes e irresponsáveis com o maior presente que Deus nos deu, a vida. Junto com a vida Ele também nos presenteou com o livre arbítrio, exatamente para que fizéssemos boas escolhas e vivêssemos bem, se algo está diferente disso, não posso culpá-lo.

É evidente que não podemos ignorar que embora façamos escolhas sábias ainda assim existe a possibilidade de dar errado, é por isso que precisamos ficar atentos ao contexto histórico, social, político e econômico que estamos inseridos para mais uma vez não atribuirmos à Deus, ao acaso, ao destino o que na verdade é conseqüência de todo esse conjunto de fatores.

Mas não sou cética, muito pelo contrario creio no controle de Deus sobre as nossas vidas, mas creio no agir de Deus de uma forma muito espiritual e que excede o nosso entendimento.

Finalizo dizendo que creio em trabalho, em esforço, em escolhas, muito mais do que em milagres, pois a essência do milagre é a raridade, e a nossa vida não pode esperar por fenômenos raros, ela deve ser vivida a cada segundo, com intensidade, com propósitos, com amor e quando não houver possibilidades o milagre acontecerá.


2 comentários:

  1. Clichês, sempre gostei desta palavra, mas nao pelo fato de usar frequentemente clichês KK.. nao sei pq mas sempre gostei...
    pude realmente refletir com o texto, gostei bastante!
    Desde muito pequenina( e nao faz muito tempo) rsrs, nunca acreditei em destino, sempre acreditei que quando nascemos nós recebemos o nosso livro em branco e escrevemos as nossas paginas, nunca acreditei que as paginas ja estavam escritas!Realmente muitas vezes nos conformamos como o "não era pra ser" ou "O destino não quis". Mas por que nao era? Por que nao foi? realmente será que nao podemos fazer ser? se nao der certo uma vez, jamais usarei o clichê: "nao era pra ser desse jeito, quem sabe da próxima" NAO! eu vou atrás, continuar até vencer e a minha próxima será hoje nunca amanhã =)
    Beijoss s2

    ResponderExcluir
  2. Sempre usei muito o "Não era pra ser" sempre que não tive êxito em algumas coisas...rs...na verdade hoje sei que foram experiências incríveis e de muito aprendizado. Nunca acreditei em destino também, até porque tive que criar alguns...rs...como nossos encontros no ponto de ônibus...kkk...Hoje vou a luta, sempre tentando conquistar e conquistar de forma justa...

    Erison

    ResponderExcluir